O que é?
A medicina tradicional chinesa é uma Terapia Não Convencional (TNC) reconhecida e já em processo de regulamentação em Portugal. Trata-se de uma Medicina Tradicional cujo conhecimento empírico tem mais de 5000 a
nos de existência. Hoje em dia existem mais 116 mil estudos científicos que evidenciam os resultados benéficos da Medicina Chinesa para a saúde. Dentro desta medicina conhece-se mais vulgarmente a Acupunctura e a Fitoterapia. A Acupunctura consiste na colocação indolor de finas agulhas em determinados locais do organismo que vão desencadear reacções terapêuticas contra a dor, mal-estar e desequilibrio de órgãos internos. Contribui decisivamente no tratamento das mais diversas doenças físicas e emocionais.
A fitoterapia é um dos Sistemas de medicamentos Naturais mais antigos e inócuos que se conhece. Ao contrário de outros sistemas farmacológicos químicos e naturais, a Fitoterapia não possui efeitos secundários para o organismo.
A Medicina Chinesa é assim, o conjunto de varias disciplinas Médicas Tradicionais: Acupunctura, Fitoterapia, Massagem Tuina, dietética, que tem como objectivo abordar a real causa das doenças, propondo uma complementaridade ou uma alternativa de tratamento menos invasiva.
A quem se dirige?
A toda a população: crianças, jovens, adultos, seniores.
O que inclui a consulta?
A avaliação, em que, na Consulta, o profissional irá recolher informação sobre história clínica e hábitos de vida. Para complementar a informação o profissional pode solicitar a observação do pulso, da língua e/ou outras partes de corpo que ajudem na avaliação rigorosa da pessoa. É realizado o diagnóstico e definido o tratamento, ao longo do tempo, analisa, acompanha e avalia a condição da pessoa.
Em que situações pode ajudar?
É possível tratar mais de 55 doenças e síndromes que vão desde: dor física de qualquer origem, doenças auto-imunes, degenerativas (cancro, lúpus, escultores múltipla) psicológicas, cardiovasculares, obesidade, doenças endócrinas (diabetes, hipotiroidismo), pneumologia (gripes, tosse, asma), alergologia (rinite, sinusite), dermatologia, neurologia, doenças ginecológicas, acompanhamento na gravidez, infertilidade, tratamento anti-tabágico, reumatismos, atroses, tendinites, entre outras.
Partilhamos, de forma detalhada, algumas das causas mais frequentes para procurar esta consulta:
*Asma
*AVC – Acidente Vascular Cerebral
*Doenças Cardíacas
*Esclerose Múltipla
*Hepatite
*Hipertensão Arterial
*Obesidade
*Osteoporose
*Pneumonia
*Psoríase
*Vegetarianismo

