Medicina Tradicional Chinesa

O que é?

A medicina tradicional chinesa é uma Terapia Não Convencional (TNC) reconhecida e já em processo de regulamentação em Portugal. Trata-se de uma Medicina Tradicional cujo conhecimento empírico tem mais de 5000 anos de existência. Hoje em dia existem mais 116 mil estudos científicos que evidenciam os resultados benéficos da Medicina Chinesa para a saúde. Dentro desta medicina conhece-se mais vulgarmente a Acupunctura e a Fitoterapia. A Acupunctura consiste na colocação indolor de finas agulhas em determinados locais do organismo que vão desencadear reacções terapêuticas contra a dor, mal-estar e desequilibrio de órgãos internos. Contribui decisivamente no tratamento das mais diversas doenças físicas e emocionais.

A fitoterapia é um dos Sistemas de medicamentos Naturais mais antigos e inócuos que se conhece. Ao contrário de outros sistemas farmacológicos químicos e naturais, a Fitoterapia não possui efeitos secundários para o organismo. 

A Medicina Chinesa é assim, o conjunto de varias disciplinas Médicas Tradicionais: Acupunctura, Fitoterapia, Massagem Tuina, dietética, que tem como objectivo abordar a real causa das doenças, propondo uma complementaridade ou uma alternativa de tratamento menos invasiva.

 

A quem se dirige?

A toda a população: crianças, jovens, adultos, seniores.

O que inclui a consulta?

A avaliação, em que, na Consulta, o profissional irá recolher informação sobre história clínica e hábitos de vida. Para complementar a informação o profissional pode solicitar a observação do pulso, da língua e/ou outras partes de corpo que ajudem na avaliação rigorosa da pessoa. É realizado o diagnóstico e definido o tratamento, ao longo do tempo, analisa, acompanha e avalia a condição da pessoa.

Em que situações pode ajudar?

É possível tratar mais de 55 doenças e síndromes que vão desde: dor física de qualquer origem, doenças auto-imunes, degenerativas (cancro, lúpus, escultores múltipla) psicológicas, cardiovasculares, obesidade, doenças endócrinas (diabetes, hipotiroidismo), pneumologia (gripes, tosse, asma), alergologia (rinite, sinusite), dermatologia, neurologia, doenças ginecológicas, acompanhamento na gravidez, infertilidade, tratamento anti-tabágico, reumatismos, atroses, tendinites,  entre outras.

Partilhamos, de forma detalhada, algumas das causas mais frequentes para procurar esta consulta:

*Asma
*AVC – Acidente Vascular Cerebral
*Doenças Cardíacas
*Esclerose Múltipla
*Hepatite
*Hipertensão Arterial
*Obesidade
*Osteoporose
*Pneumonia
*Psoríase
*Vegetarianismo