Psicologia Educacional

O que é?

A Psicologia Educacional é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos; a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização. O psicólogo, neste caso é o profissional que procura potenciar as aprendizagens e eliminar e/ou minimizar os seus obstáculos.

O que Inclui a consulta?

A consulta de psicologia educacional tem como objectivo a realização de avaliação psicológica e intervenção nas dificuldades associadas ao processo de aprendizagem, assim como, na adaptação ao percurso e meio educativo. São trabalhados os hábitos de estudo e gestão de tempo, atitudes e crenças sobre a escola, atividades para potenciar a memória e a capacidade de concentração, entre outros, conseguindo assim, minimizar as dificuldades sentidas.

Em que situações pode ajudar?

Desta forma, o psicólogo educacional tem um papel importante na avaliação e desenvolvimento de um plano de intervenção para crianças com necessidades educativas especiais – NEE, nomeadamente, dificuldades de aprendizagem específicas (p.e. dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, etc.), perturbações comportamentais (p.e. perturbação de hiperactividade e défice de atenção) ou perturbações  emocionais (p.e. ansiedade de desempenho, auto-estima ou auto-conceito diminuídos), em que as características individuais da criança (os seus interesses, competências, dificuldades e necessidades) são preponderantes.

 

Dificuldades Escolares/Profissionais

Relativamente às dificuldades escolares, fala-se frequentemente de crianças, mas não é só neste grupo etário que estas se manifestam. Por vezes estas dificuldades acompanham toda a infância, adolescência e chegam à idade adulta, já na forma de dificuldades profissionais. É por isso importante intervir desde cedo e apurar quais os motivos que estão a gerar as dificuldades, para que em conjunto com o psicólogo se encontre a melhor solução.

 

Orientação Escolar e Vocacional

A Orientação Escolar e Vocacional, permite ajudar na escolha de um caminho escolar ou profissional, através de uma entrevista inicial e aplicação de testes psicológicos. Isto possibilita uma orientação para a escolha da futura área de estudos, do tipo de profissão que melhor se ajusta às suas capacidades ou qual a mudança profissional que melhor corresponde à sua expectativa pessoal.