Projetos

Ao nível da intervenção comunitária a NUPIC pretende contribuir para uma política de desenvolvimento da educação para a saúde, reforçando e promovendo o empowerment das comunidades, auxiliando-as na participação e no controlo dos seus comportamentos e das suas vidas. Procura-se o estabelecimento de protocolos que visam apoiar, responder e desenvolver comunidades locais, proporcionando o acesso aos serviços e respostas às suas necessidades.

Projetos com a participação ativa da NUPIC

Participou enquanto parceiro, em Projetos financiados pela Câmara Municipal de Lisboa, através do Programa BIP/ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária/Zonas de Intervenção Prioritária), promovidos pela Junta de Freguesia de Carnide:

  • Horta Nova com Padrinhos
  • OPPA, Orçamento Participativo, partilhado e Apadrinhado
  • Horta Nova em Rede

Participação, enquanto parceiro ativo, do projeto promovido e financiado pela Junta de Freguesia de Carnide:

  • Projeto PULSAR

Este projecto consiste no apadrinhamento de 6 edifícios municipais, geridos pela GEBALIS, com vista à criação de Comissões de Lotes, por forma a que os moradores desses edifícios se responsabilizem e zelem pelo interesse colectivo do mesmo. Para isso, a GEBALIS atribuí um montante anual de 250€ por comissão. O Fundo de Comissão de Lote destina-se à realização de melhorias no lote e pequenas reparações (substituição de lâmpadas, substituição ou reparação de fechaduras, pinturas, envernizamentos, substituição de vidros, aquisição de uma planta, entre outros.). A NUPIC, enquanto madrinha, tem como responsabilidade um contacto próximo e regular com os moradores, ajudando na integração dos mesmos no bairro e apoiando a organização dos lotes, acompanhar a constituição dos lotes, auxiliar os moradores na elaboração das primeiras atas, mediar e articular a relação entre moradores, Gebalis e JFC, receber a informação da comissão de lotes sobre as pequenas reparações ou melhorias, comunicá-las à JFC e à Gebalis e promover a participação dos moradores nos lotes e nos bairros.

 

Projetos da NUPIC

  • Formação na área de Competências Parentais, para beneficiários do RSI – Rendimento Social de Inserção, da Santa Casa da Misericórdia da Amadora e para os técnicos que acompanham as famílias. A formação é realizada em dois momentos distintos: um de transmissão de informação e desenvolvimento de dinâmicas onde são trabalhadas as competências e dificuldades destas famílias no acompanhamento dos seus filhos, seguidas de uma sessão de acompanhamento, de follow-up, passado um mês.

A formação com os técnicos consiste em reflectir e apresentar ferramentas e estratégias para trabalhar com as famílias.