Coaching Parental

O que é?

O Coaching parental pode beneficiar todos os pais ou pessoas que desempenhem um papel de educador e que estejam dispostos a descobrir novas formas, mais positivas de desempenhar esse papel. Destina-se a todos os que gostam de reflectir sobre si próprios, procurar e testar novas alternativas para os problemas, e que estejam abertos ao desafio da mudança!

A quem se dirige?

A parentalidade, apesar de ser muito gratificante é, também, muitas vezes extremamente exigente e desafiante. Será que estou a fazer bem? O comportamento do meu filho será normal? Posso fazer alguma coisa para ajudar o meu filho a ultrapassar esta fase? Todas estas questões são frequentes e perfeitamente normais.  É normal que os pais tenham dúvidas e se sintam inseguros.

O Coaching Parental  tem como intenção ajudar e apoiar os pais nas suas funções parentais, esclarecendo dúvidas, diminuindo inseguranças e criando um conjunto de estratégias e acções para uma interação mais saudável e positiva entre filhos e pais.

Contudo, os pais ou os cuidadores são os maiores especialistas sobre a sua família, aqueles que melhor conhecem e que saberão o que melhor funciona com a sua família. Neste sentido, serão os pais, juntamente com o apoio do técnico, que procurarão as soluções para os problemas com que se deparam, fortalecendo as suas competências e promovendo o desenvolvimento e bem-estar emocional dos filhos.

Em que situações pode ajudar?

O coaching parental pode ser muito útil para lidar com questões como:

1. Disciplina ou definição de regras

2. Modificação de comportamentos problemáticos, como por exemplo:

  • “birras”
  • agressividade

3. Fases do desenvolvimento, como por exemplo:

  • resolver o problema dos sonos do seu bebé ou criança
  • treino do bacio
  • entrada na escola
  • como lidar com o desejo de autonomia do adolescente, sem perder o controlo da situação.

4. Situações complicadas que introduzem alterações na família

5. Outras situações que podem fazê-la(o) sentir-se bloqueada(o)

 

Quer seja através de workshops temáticos, consultoria presencial e/ou individual, os projectos desenvolvidos e adaptados caso a caso, permitem que os pais tenham oportunidade de encontrar as suas próprias estratégias para lidar com as situações que os preocupam.