Apresentação

Inicialmente designado por Núcleo de Psicologia de Carnide, o NUPIC nasceu em 2003, ligado ao projecto “Príncipes do Nada” (acção decorrente do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza). A iniciativa de criar este núcleo partiu da PROACT, uma unidade de investigação e apoio técnico ao desenvolvimento local, à valorização do ambiente e luta contra a exclusão social (sedeada no ISCTE), tendo surgido pela insuficiência de respostas disponíveis na freguesia de Carnide, ao nível da psicologia, sentidas especialmente na comunidade escolar Assim, e conforme a filosofia de trabalho “Príncipes do Nada”, este Núcleo continua, desde o início da sua actividade, a trabalhar para dar resposta à comunidade.

A NUPIC – Núcleo de Psicologia e Intervenção Comunitária é, desde Dezembro de 2010, uma associação sem fins lucrativos e desde Setembro de 2012 uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, que tem por objectivo a prestação de Serviços de Solidariedade Social, nomeadamente, pela intervenção junto das comunidades e grupos em situação de discriminação, vulnerabilidade e exclusão social. Actua na área da grande Lisboa, com quatro Pólos de Atendimento (Amadora, Carnide, Charneca da Caparica e Sobreda e Famões) e tem sede na Junta de Freguesia de Carnide.

Missão da Instituição

Disponibilizar um serviço de excelência, com uma equipa especializada, que visa apoiar e responder às necessidades físicas e emocionais das crianças, jovens, adultos e idosos, oferecendo uma abordagem personalizada e multidisciplinar, trabalhando com cada um individualmente, com a família e/ou com a comunidade envolvente, dando prioridade aos mais desfavorecidos. Ser uma instituição envolvida com a comunidade, com os parceiros sociais, educacionais, económicos e culturais, procurando ser um agente activo, promotor da inclusão social e integração comunitária.

Valores

Respeito pelos Valores Humanos.

Respeito pela Especificidade de cada Indivíduo.

Desenvolvimento Global de cada um.

Solidariedade – Acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.

Confiança – Criar um ambiente de confiança mútua, entre a instituição e a comunidade, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.

Áreas de serviços

Intervenção terapêutica

Ao nível da intervenção terapêutica, que funciona através de consultas privadas, com valores de ajustados aos rendimentos do agregado familiar, apresentando o valor mínimo de 15€ e o valor máximo de 45€. A NUPIC tem, neste momento, uma capacidade média de atendimento de 238 crianças, jovens, adultos ou idosos, nos Pólos de Amadora, Carnide, Charneca da Caparica e Sobreda e Famões. O trabalho é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, com uma intervenção interinstitucional.

As valências disponibilizadas pela NUPIC são:

  • Psicologia Clínica
  • Psicoterapia Individual;
  • Psicologia Educacional;
  • Orientação Escolar e Vocacional;
  • Neuropsicologia;
  • Terapia Familiar e de Casal;
  • Coaching Parental;
  • Terapia da Fala;
  • Psicomotricidade;
  • Medicina Chinesa
  • Nutrição;
  • Hipnose Clínica
  • Terapia de Grupo;
  • Intervenção comunitária

Ao nível da intervenção comunitária, tem desenvolvido um trabalho psicossocial e comunitário tendo em conta os contextos familiares e sociais, os grupos etários, um aprofundamento do trabalho com escolas (alunos, agentes educativos e pais), uma articulação com parceiros e outras instituições, bem como o estabelecimento de protocolos, que visam apoiar, responder e desenvolver comunidades locais, proporcionando o acesso aos serviços e respostas às suas necessidades.

 

Relatório de Atividades e Contas 2018