Esclerose Múltipla

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa inflamatória de causa desconhecida. Verifica-se uma afeção das bainhas de mielina que envolvem as ramificações nervosas do cérebro e da medula, com consequente desmielinização das mesmas.

Em termos sintomáticos verifica-se um evoluir de sintomas que se caracteriza por alterações, tais como:

  • a parestesia , perda de sensibilidade táctil ou formigueiro nos membros;
  • os espasmos musculares ou dificuldades locomotoras e a fadiga muscular;
  • Fadiga,dor aguda ou crónica e dificuldades miccionais e intestinos com obstipados;
  • Dificuldades na coordenação e do equilíbrio, dificuldades na fala e/ou ou na deglutição;
  • problemas visuais;
  • incidência comum de vários graus de degradação da capacidadecognitiva, bem como sintomas de depressão nervosa e humor instável, alternando entre episódios de choro e de alegria eufórica.

Segundo a Medicina Ocidental, não é conhecida nenhuma cura para esta doença. Com tal, propõe-se tratamentos que estabilizem o paciente após as crises, e que possa prevenir o aparecimento de outras crises mais graves. Nesta estratégia de tratamento, os medicamentos usados apresentam fortes efeitos secundários, o que leva a que haja benefícios na utilização da Medicina Chinesa, como tratamento complementar. A utilização da Acupuntura pode ajudar na regularização dos efeitos colaterais da medicação e no alívio dos sintomas.

A NUPIC propõe esta abordagem complementar aos tratamentos médicos que os paciente já efetuem, garantindo o maior profissionalismo no tratamento desta e doutras doenças degenerativas crónicas.

Conte connosco!