Vegetarianismo

Vegetarianismo

Define-se como vegetarianismo o regime alimentar que isenta o consumo diário, de qualquer tipo de animal, podendo ou não incluir sub-produtos animais tais como lacticínios e ovos.

Se analisarmos a informação científica que existe à disposição em sites de divulgação de estudos científicos (tal como pubmed.com), deparamo-nos com várias visões sobre esta opção ideológica alimentar.

Idealmente uma opção alimentar a ser levada a cabo por uma pessoa, deveria primeiro passar pela autorização clínica de um Nutricionista que a validasse como saudável para cada pessoa. Contudo a maior parte das pessoas encara, genericamente, como saudável a opção vegetariana, descorando que cuidados e condições devem ser necessárias nesta opção.

Na verdade, e baseado em experiência clínica, um Nutricionista experiente saberá afirmar que a opção vegetariana pode ser em primeira instância mais saudável, mas há que estudar o processo de adaptação, para identificar se realmente é a opção mais indicada para a pessoa em questão.

Em termos de vantagens nutricionais, o vegetarianismo coloca o consumidor a praticar uma dieta isenta de gorduras animais, como o colesterol e os ácidos gordos saturados, beneficiando-o. No entanto, também coloca o consumidor numa situação em que determinadas vitaminas e minerais essenciais à vida como a vitamina D e o Ferro do grupo Heme (animal), podem diminuir rapidamente. Bem como diminui a ingestão de proteínas de alto valor biológico.

Assim, deve-se estudar se a suplementação está a resultar, evitando que o paciente fique com uma anemia grave, por exemplo, decorrente da restrição de alimentos animais ricos em ferro.

Como tal, só a monitorização clínica por análises ao sangue e acompanhamento do Nutricionista pode garantir uma transição segura e sustentável e, consequentemente, que uma opção ideológica não se transforma num problema de descompensação nutricional crónica ou doença grave.

A NUPIC proporciona-lhe a possibilidade de fazer essa transição ideológica de forma sustentável, e acima de tudo, com saúde!