AVC – Acidente Vacular Cerebral

AVC – Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral define-se por uma perturbação da irrigação sanguínea do cérebro. Quando interrompida, origina a morte celular de partes do cérebro que deixam de assegurar corretamente a sua função.

Distinguem-se dois tipos principais de AVC:

  • isquémico -> causado pela interrupção da irrigação sanguínea;
  • hemorrágico -> causado por uma hemorragia.

Entre os sinais e sintomas de um A.V.C. estão a perda da locomoção ou da sensibilidade de um dos lados do corpo, dificuldades de entendimento ou da fala, sensação que os objetos em redor se movimentam ou perda de um dos lados da visão.

Os sintomas são permanentes, excepto quando ocorre um acidente isquémico transitório – A.I.T. – isto é, um mini derrame.

Como tratamento na recuperação pós-AVC, a NUPIC disponibiliza a Acupuntura como solução para o tratamento da perda neurológica: sensibilidade e a parestesia dos membros. São conhecidos progressos na mobilidade e aumento da sensibilidade, recorrendo à Acupuntura! A Terapia da Fala, eficaz e de grande influência nos casos de alterações da comunicação (fala), como a deglutinação.

A Nutrição Clínica que promove uma correção muito importante do plano alimentar, em reabilitação, como a adequação da consistência da dieta quando esta está presente: problemas de disfagia.

A Psicologia Clinica/Neuropsicologia, que intervirá ao nível da estimulação e reabilitação cognitiva, podendo trabalhar também as questões emocionais envolvidas na recuperação do doente, da família e/ou cuidadores.

Informe-se connosco !