Consultas em Português e Inglês
O que é?
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles, i.e., a relação entre o comportamento que pode ser observado e registado e o fenómeno interno e subjetivo.
Deste modo, o psicólogo é o profissional que, juntamente, com a pessoa, procura compreender o comportamento e o pensamento, dando um novo significado e promover a mudança. Podem trabalhar em diferentes contextos, como instituições sociais, hospitais, clínicas, escolas, universidades, prisões, empresas, lares, entre outros.
A quem se dirige?
O acompanhamento em psicológico/psicoterapêutico é um processo de tratamento que, através de técnicas especializadas, fornece ajuda efectiva e de longa duração a quem enfrenta um variado número de dificuldades, que interferem na qualidade de vida e no funcionamento diário da pessoa. Todos nós, já enfrentámos, desafios mais intensos e stressantes, que podem originar momentos de crise do ponto de vista psicológico e provocar dificuldades. Situações de doença própria ou a familiares, lutos/perdas, crise conjugal e/ou familiar, dificuldades no relacionamento pais/filhos, exigência profissional, entre outros, que podem contribuir para um desequilíbrio de curto ou longo prazo. Nestes casos, a procura de apoio psicológico deve ser encarada de uma forma tranquila e natural.
Cuidarmos de nós deve ser uma prioridade e não deve, de todo, ser encarado com estigma. A saúde mental é tão importante como a saúde física, ambas contribuem para a nossa satisfação e qualidade de vida.
Deste modo, um psicólogo pode ajudar quando existe suspeita de psicopatologia, mas também em situações em que não existe necessariamente um “problema”, querendo a pessoa apenas o seu desenvolvimento psicoafectivo e crescimento pessoal, modificando traços e características psicológicas, promovendo o seu bem-estar.
A consulta de psicologia dirige-se, assim, a todos, independentemente da sua identidade de género, religião ou classe social! Pode beneficiar crianças, jovens, adultos ou idosos, um empresário, um estudante, um desempregado, pessoas saudáveis ou que sofram de uma doença.
Em que situações pode ajudar?
A terapia tem um propósito claro e definido, isto é, que algo de positivo, construtivo e útil ocorra para si, nomeadamente, em casos de:
- Preocupação Excessiva/Ansiedade
- Tristeza profunda/Depressão
- Transtornos Obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados
- Perturbações alimentares
- Traumas e problemas relacionados com estímulos ou agentes de stress
- Baixa auto-estima/insegurança
- Isolamento, distanciamento, sentimentos de inferioridade, desajustamento e solidão
- Aprender a lidar com uma situação de doença crónica, incapacitante ou até terminal
- Problemas relacionais
- Crise conjugal e/ou familiar
- Gerir uma perda/luto
- Transtornos relacionados a substâncias e transtornos aditivos
- Comportamento insatisfatório ou autodestrutivo
- Transtorno de neurodesenvolvimento
- Transtornos neurocognitivos
- Dificuldades escolares, de carreira e profissionais
- Perturbações mentais graves
- Na promoção da saúde mental/Crescimento pessoal
- Na prevenção de riscos em contexto escolar e profissional
O que é a Avaliação Psicológica?
A Avaliação Psicológica permite a compreensão aprofundada das diferentes dimensões do funcionamento psíquico, auxiliando na identificação e compreensão das características da pessoa e eventuais dificuldades, recorrendo ao uso da Psicometria para a recolha objectiva dos dados, mas não se restringindo a ela.
A avaliação psicológica pode ser realizada na área clínica, educacional, orientação escolar e vocacional e neuropsicológica e com diferentes finalidades.
Quais os motivos?
- Análise de sintomatologia
- Análise da personalidade e do funcionamento psicológico
- Suspeita de psicopatologia
- Suspeita de perturbação cognitiva e/ou neuropsicológica
- Avaliação das capacidades mnésicas (memória)
- Suspeita de deterioração neuro-cognitiva
- Pedido antecipado de reforma para apresentação em junta-médica
- Perícias de personalidade em contexto médico-legal
- Perturbações da esfera sexual
- Análise das competências cognitivas e das funções intelectuais
- Análise da maturidade escolar
- Compreensão das dificuldades de aprendizagem
- Análise do desenvolvimento em bebés e crianças
- Orientação escolar e vocacional
A quem se dirige?
A toda a população: 1ªinfância, crianças, jovens, adultos, seniores.
Como se processa?
A Avaliação Psicológica é um processo complexo que passa por vários momentos fundamentais: a entrevista inicial, em que o psicólogo fala com a pessoa (ou os pais, caso o sujeito da avaliação seja um menor), recolhendo informações sobre o motivo da avaliação psicológica, as expectativas face à avaliação, a história de vida, a história profissional (ou escolar), a história familiar, a história da vida amorosa e afectiva, a história clínica (médico-psicologica), etc. Com base na informação recolhida na primeira entrevista, o psicólogo responsável pelo processo de avaliação, constrói ou selecciona uma bateria de testes, provas, questionários, etc., a realizar pelo cliente. De seguida, com base nos dados amnésicos e nos resultados das provas psicológicas realizadas, o psicólogo responsável pelo processo, procede à análise e interpretação dos mesmos. O último momento da avaliação psicológica é a entrevista de devolução. Nesta entrevista, o psicólogo conversa com a pessoa ou os pais sobre as conclusões a que chegou após o processo de análise e interpretação dos dados recolhidos, explicando as opções tomadas, as recomendações efectuadas, e esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir.
A avaliação Psicológica é utilizada, também, como diagnóstico, auxiliando na compreensão da situação psicológica no momento da avaliação e, consequentemente, no estabelecimento de um plano terapêutico.