O que é?
O Coaching parental pode beneficiar todos os pais ou pessoas que desempenhem um papel de educador e que estejam dispostos a descobrir novas formas, mais positivas de desempenhar esse papel. Destina-se a todos os que gostam de reflectir sobre si próprios, procurar e testar novas alternativas para os problemas, e que estejam abertos ao desafio da mudança!
A quem se dirige?
A parentalidade, apesar de ser muito gratificante é, também, muitas vezes extremamente exigente e desafiante. Será que estou a fazer bem? O comportamento do meu filho será normal? Posso fazer alguma coisa para ajudar o meu filho a ultrapassar esta fase? Todas estas questões são frequentes e perfeitamente normais. É normal que os pais tenham dúvidas e se sintam inseguros.
O Coaching Parental tem como intenção ajudar e apoiar os pais nas suas funções parentais, esclarecendo dúvidas, diminuindo inseguranças e criando um conjunto de estratégias e acções para uma interação mais saudável e positiva entre filhos e pais.
Contudo, os pais ou os cuidadores são os maiores especialistas sobre a sua família, aqueles que melhor conhecem e que saberão o que melhor funciona com a sua família. Neste sentido, serão os pais, juntamente com o apoio do técnico, que procurarão as soluções para os problemas com que se deparam, fortalecendo as suas competências e promovendo o desenvolvimento e bem-estar emocional dos filhos.
Em que situações pode ajudar?
O coaching parental pode ser muito útil para lidar com questões como:
1. Disciplina ou definição de regras
2. Modificação de comportamentos problemáticos, como por exemplo:
- “birras”
- agressividade
3. Fases do desenvolvimento, como por exemplo:
- resolver o problema dos sonos do seu bebé ou criança
- treino do bacio
- entrada na escola
- como lidar com o desejo de autonomia do adolescente, sem perder o controlo da situação.
4. Situações complicadas que introduzem alterações na família
5. Outras situações que podem fazê-la(o) sentir-se bloqueada(o)
Quer seja através de workshops temáticos, consultoria presencial e/ou individual, os projectos desenvolvidos e adaptados caso a caso, permitem que os pais tenham oportunidade de encontrar as suas próprias estratégias para lidar com as situações que os preocupam.