Asma

Asma

Caracteriza-se por:

  • respiração rápida e forçada;
  • pieira recorrente;
  • tosse, com agravamento noturno;
  • dilatação do peito:
  • constrição brônquica;
  • ressaltos a cada expiração;
  • sentir dificuldades em estender-se.

 

Há uma sensação de aflição, de aperto no peito, provocada pela dificuldade em expelir o ar que é mais facilmente inspirado, do que expirado, devido à broncoconstrição, produção de muco e aumento da inflamação.

Os fatores desencadeantes das crises mais comuns são os alergénios como o pelo de animais, os ácaros, os pólens, a poluição ambiental, os irritantes químicos, e alguns fármacos como a aspirina.

A Medicina Ocidental trata a Asma com fármacos de alívio rápido como: os agonistas adrenérgicos Beta2, os anticolinérgicos, e os agonistas de geração mais antiga. Quando o problema é crónico, a medicação recomendada são os corticosteróides (derivados de cortisona). Contudo este medicação tem efeitos secundários fortes e diversos, que em crianças e jovens, inclui contribuir para a inibição do crescimento e efeitos ao nível cardíaco.

Neste casos, a Medicina Chinesa pode conferir uma abordagem totalmente distinta na mesma doença!

Para começar é necessário identificar as Etiologias da Asma. Uma vez identificada a causa da Asma por observação e verificação completa de sinais e sintomas, podemos então avançar para uma complementariedade terapêutica.

Quanto mais crónica for a Asma, mais lenta poderá ser a progressão do tratamento, logo recomenda-se fazer sessões semanais de Acupuntura conjugadas com a toma de gotas de fitoterapia chinesa, adequadas às causas e sintomas da Asma.

Assim, e de forma não invasiva, poderemos evitar o uso frequente de fármacos e as crises! Na Nupic dispomos desta avaliação e tratamento! Venha conhecer!