As intervenções assistidas por animais são orientadas por objetivos e projetadas de forma a promover saúde física, social, emocional e / ou cognitivo da (s) pessoa (s) envolvida (s), integrando um animal especialmente treinado nos processos terapêuticos e educacionais.
É uma intervenção facilitadora na motivação do indivíduo, que assume um papel ativo no processo de recuperação e compreensão da sua saúde, contribuindo para alcançar os objetivos pretendidos.
Os estudos em IAA verificam que os benefícios da relação entre os animais, mais especificamente um cão, e o ser humano contribuem para a melhoria do estado de saúde das pessoas, proporciona relaxamento, estimulação e apoio emocional e, ainda, uma sensação de bem-estar físico e psicológico, alterando aspectos afectivos, comunicativos e, em alguns casos, cognitivos.
As Intervenções Assistidas por Animais assumem várias formas:
Terapia Assistida por Animais (TAA)
A TAA envolve um trabalho de uma equipa multidisciplinar, onde se devem incluir profissionais de saúde, mas não só: médicos veterinários, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, treinadores de animais, entre outros. A TAA comummente apresenta um objectivo específico para cada sessão, que envolve rigor no planeamento e estruturação, sendo a sua duração pré-determinada.
-
Atividade Assistida por Animais (AAA)
As AAA definem-se por actividades que visam a melhoria da qualidade de vida, com objectivos sobretudo lúdicos, motivacionais e por vezes educativos, donde pode indirectamente surgir um efeito terapêutico. Apesar da informalidade das sessões, as AAA são praticadas por profissionais especificamente formados e com animais que correspondem aos critérios de adequação e inclusão. As AAA referem-se a atividades mais casuais, sem metas de tratamento específicas individualizadas nem horários ou duração das intervenções delineados.
-
Educação Assistida por Animais
A Educação Assistida por Animais é uma intervenção com objetivos pedagógicos adaptados a cada aluno, sendo o animal um facilitador no processo educativo.
Este tipo de intervenção está direcionada a pessoas com dificuldades na aprendizagem, podendo ser aplicada em escola e adaptada a diferentes conteúdos programáticos.
A quem se dirige?
Estas intervenções são adequadas a todas as idades e adaptam-se a diferentes contextos (residências sénior, escolas, unidades multideficiência).
As intervenções podem ser realizadas em grupo ou individualmente.
Benefícios?
• Relaxamento muscular;
• Baixa a frequência cardíaca e pressão arterial;
• Estabiliza a respiração;
• Desenvolve a capacidade de regular emoções;
• Diminuição da ansiedade;
• Estimula interacções sociais e verbais;
• Aumenta a auto-estima;
• Redução do sentimento de solidão;
• Melhora as competências motoras finas;
• Melhora o equilíbrio;
• Entre outros…