Consulta neuropsicológica para crianças, adultos e idosos
A consulta neuropsicológica visa avaliar sujeitos com lesão cerebral; problemas de desenvolvimento e/ou dificuldades cognitivas, de forma a efectuar um diagnóstico e estabelecer o plano terapêutico para a reabilitação das funções implicadas.
Na criança, a avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica. Esta pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças neurológicas, problemas do desenvolvimento infantil, patologias psiquiátricas, alterações de comportamento, entre outros. Tem como objectivo dar resposta a diversas dificuldades cognitivas, nomeadamente:
- Dificuldades de aprendizagem;
- Alterações da linguagem oral e escrita;
- Alterações do cálculo;
- Alterações das funções executivas;
- Alterações da atenção;
- Alterações da memória;
- Alterações do raciocínio lógico;
- Alterações da senso-percepção;
- Alterações da motricidade.
Estas dificuldades estão muitas vezes acompanhadas por sintomas de depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal ou social, dificuldades de aprendizagem, alterações do comportamento e da capacidade de executar tarefas escolares, profissionais e nas actividades de vida diária sendo por isso essencial uma avaliação e reabilitação o mais precoce possível.
Algumas patologias associadas a alterações cognitivas:
- Atraso de desenvolvimento cognitivo e perturbações mentais;
- Dislexia, discalculia, disortografia;
- Atraso do desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- Espectro do autismo;
- Hiperactividade;
- Sequelas neurocirúrgicas;
- Patologias do sono;
- Demências (ex: Alzheimer, Parkinson);
- Envelhecimento cerebral: alterações da memória normais para a idade, défice cognitivo ligeiro,
- Síndromas pós-traumáticos;
- Epilepsia;
- Acidentes vasculares cerebrais.
Processos de reforma
A avaliação neuropsicológica pode também ser efectuada com vista à organização de processos de reforma, de acordo com o Sistema de Verificação de Incapacidades (Decreto-Lei n.º 360/97, de 17 de Dezembro), de forma a verificar a existência de danos psíquicos e psicológicos que possam levar a uma limitação funcional: avaliação dos sistemas de aprendizagem e memória; dos sistemas funcionais da linguagem, leitura e escrita; da orientação, atenção e controlo mental.
Consulta de Reabilitação / Estimulação Cognitiva
Após a avaliação neuropsicológica é estipulado um plano de intervenção adaptado às necessidades específicas da criança, adulto ou idoso de modo a desenvolver, estimular ou recuperar as funções cognitivas. Este processo decorre através de exercícios para trabalhar competências como a atenção, concentração, memória entre outras.